PIRI-ALMA ATÉ ALMEIDA
09
Mar 09

A Câmara Municipal de Almeida vai disponibilizar um conjunto de medidas que visam dinamizar a economia do Concelho e apoiar as classes mais desprotegidas. Dentro de um mês entrará em funcionamento um “call center” para apoio a idosos, sendo anunciado também a isenção de taxas de IMI, licenças de construção e para pequenas obras, bem como uma comparticipação do município no pagamento de medicamentos.

Este é um momento histórico para o concelho de Almeida”. É assim que António Baptista Ribeiro, presidente do município, anuncia um conjunto de medidas de cariz social, que vão procurar “proteger as franjas mais frágeis da sociedade: os idosos e os jovens”.

“Vivemos um momento particularmente difícil, onde sentimos grandes dificuldades a nível social. Temos a noção que vivemos num Concelho em que as pessoas idosas, na sua maioria, recebem reformas baixíssimas, muitas vezes inferiores ao salário mínimo nacional. Algumas delas são mesmo pensões de miséria, e por isso tomamos um conjunto de medidas para ajudar os mais desfavorecidos”, disse o autarca.

Para a vertente da acção social o município de Almeida dotou o seu orçamento de 500 mil euros iniciais, “uma verba simpática”, segundo António Baptista Ribeiro, mas que pode ser reforçada caso seja necessário.

 

“Call Center” de apoio aos idosos entra em funcionamento dentro de um mês

Uma das medidas anunciadas pelo município prevê a criação de um call center, que vai ser instalado nos Bombeiros Voluntários de Almeida. Com esta iniciativa a população local poderá usufruir de um “care phone” especialmente direccionado para as pessoas que vivem sós, que, segundo a autarquia, são cerca de mil. A autarquia vai ainda apoiar a aquisição deste equipamento, sendo que, para as pessoas cujos rendimentos sejam inferiores ao salário mínimo nacional, a comparticipação será quase total. Embora numa primeira fase esta iniciativa seja essencialmente direccionada para a população de Almeida, António Batista Ribeiro anunciou que a autarquia já encetou esforços para que esta seja alargada aos municípios mais próximos, nomeadamente, Figueira de Castelo Rodrigo e Pinhel.

 

Programa para o Conforto Habitacional para Idosos em Almeida

O apoio social preconizado pela autarquia abrange também o Programa para o Conforto Habitacional para Idosos, segundo o qual estão a ser intervencionadas diversas habitações, procurando que estejam garantidas as condições mínimas de habitabilidade e de higiene aos munícipes. “Tive oportunidade de visitar meia dúzia delas [habitações intervencionadas] e posso dizer que fiquei felicíssimo porque conheci as casas como elas eram antes, e pessoas que não tinham as mínimas condições de habitabilidade, têm hoje melhores condições de higiene, como uma casa de banho, e por isso senti-me muito satisfeito por ter visto que conseguimos chegar a casos extremos e que necessitavam de uma intervenção urgente”, apontou o presidente da autarquia.

 

Autarquia prevê diminuição de taxas e apoio aos medicamentos

O presidente da Câmara Municipal de Almeida anunciou ainda outras medidas, especificamente direccionadas para os “mais velhos”, e que contemplam isenções nas taxas de licenciamento, no Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), ou em licenças de construção.

Os munícipes que disponham do Cartão Social Municipal podem usufruir de apoios que poderão atingir os 60% na utilização dos equipamentos municipais, piscinas cobertas ou Termas da Fonte Santa.

Outra das medidas que vai ser implementada em Almeida é a comparticipação nos medicamentos. “É uma medida importantíssima, porque temos a noção que a maior parte das pessoas, infelizmente, gastam grande parte da sua parca reforma em medicamentos e, portanto, vamos comparticipar 30% do valor que não é comparticipado pela saúde, consoante os rendimentos dos munícipes”.

 

Mais jovens também beneficiam de medidas municipais

Relativamente aos mais jovens, as medidas tomadas pela autarquia de Almeida incluem reduções na utilização dos equipamentos municipais, mas abrangem também reduções nos licenciamentos e em pequenas obras.

 

Almeida vai ter hotel de quatro estrelas

O presidente da Câmara Municipal de Almeida anunciou, no final da semana passada, a construção de um hotel de quatro estrelas na Vila, que vai permitir quadruplicar a capacidade de oferta de alojamento no Concelho.

“Apresentámos em reunião de executivo, um projecto do município para a construção de um hotel de quatro estrelas. Esta iniciativa passa por uma parceria público-privada, em que a escolha dos possíveis candidatos a parceiros passa por um concurso público internacional”, disse o presidente da autarquia, António Baptista Ribeiro.

Esta medida foi já aprovada, quer em Assembleia Municipal, quer em reunião do executivo, por unanimidade, o que segundo o presidente é um sintoma de que “estamos a seguir o caminho certo e que o turismo tem de ser a aposta do município”.

O presidente defende ainda que esta iniciativa é muito importante porque além de captar investimento privado e dinamizar a economia, vai permitir a criação de cerca de 20 postos de trabalho.

António Baptista Ribeiro acrescentou que “o município está a dar um sinal de que pode ser um vector importante, assumindo o papel de motor” para o lançamento da nova unidade hoteleira, descartando a hipótese de vir a assumir a exploração do empreendimento, que, segundo este, deve ser realizada por quem tenha experiência na área.

http://www.novaguarda.pt/

publicado por amigopiri às 22:34
As promessas agora feitas, porque não tentou implementar uma, mesmo desde quando começou por ser Vereador (1º parágrafo)?.
Vivemos em recessão (afrouxamento no ritmo de cescimento da actividade económica), e se se tem a noção de que se vive num Concelho onde as Receitas próprias escasseiam, as Transferências do Poder Central não abundam, e assim sendo não será com "verbas..." sentimentais que se ajudará os mais desfavorecidos. Como será, então? Talvez com planos de fundo há muito pensados e discutidos com os Autarcas e a População residente de cada uma das Fegusias, sempre sem qualquer tipo de centralismo.
TUDO o que é prometido para os idosos do "nosso" Concelho de Almeida eles há muito que o merecem, e algo que surja peca muito mas mesmo muito, por ser tardia a medida. Por favor, parecem tempos antigos em que quando chegada a altura própria aos pobres e mais desfavorecidos tudo se prometia ... só.
A seguir aos idosos é mais do que óbvio que serão os jovens a faixa etária a quem se deve dar mais atenção, para os fixar no Concelho tendente ao desenvolvimento e crescimento do mesmo. Que tem sido, há mais de vinte anos no Concelho de Almeida neste aspecto específico?. Promessas, e a resposta tem sido a migração, a emigração, e outros fenómenos sociais que os senhores que agora prometem os conhecem, bem.
“estamos a seguir o caminho certo e que o turismo tem de ser a aposta do município”. Onde está essa verdadeira aposta, que resultados produziu (que só alguns vêem), e que se pensa em termos de futuro?.
"O presidente defende ainda que esta iniciativa é muito importante porque além de captar investimento privado e dinamizar a economia, vai permitir a criação de cerca de 20 postos de trabalho.". Diria o "presidente/candidato defende"; digam por favor aos Almeidenses (detalhadamente) como vão "...captar investimento e dinamizar a economia..."; já nem falo nos tais "20" postos de trabalho. Houve alguém na história moderna que prometeu a criação 150.000 postos de trabalho em 4 nos; que se tem visto!?. Pelo menos como só promete 20 talvez seja mais fácil a ... explicação.
Estimados Almeidenses, é ou não é verdade que o Concelho de Almeida tem de ser discutido com verdade, ponderando em diálogo aberto, respeitoso, mas sobretudo sem nada se prometer antes, porque assim com quase nada feito em quatro anos, muito a prometer-se (já), interessa mais mas mesmo muito mais ouvir as pessoas das aldeias os seus Autarcas, "sentir" localmente a economia, a sociabilidade, e então sim, tomar as medidas mais adequadas.




Manuel Norberto Baptista Forte a 10 de Março de 2009 às 15:53
E VIVA O PSD, O SENHOR BAPTISTA RIBEIRO, O SENHOR JOSÉ BETO E A MALTA TODA DO PSD.
CURIOSO A CAMPANHA DO PSD COMEÇAR NO BLOG DO PIRUÇAS.
Anónimo a 10 de Março de 2009 às 23:32
Seria quem estava mais á mão '.
NeverOrange a 12 de Março de 2009 às 13:46
Nem Ribeiros, nem Vicentes.
TrecoLareco a 24 de Março de 2009 às 14:01
Março 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
arquivos
Posts mais comentados
13 comentários
11 comentários
8 comentários
8 comentários
4 comentários
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
comentários recentes
Ainda não puseram o Oliveira da encantada ept e cm...
O que conta é o espirito Natalicio e a mensagem es...
Vamos acreditar em mais uma mentira do Socrates???...
Quer o Manel dizer que esta em sintonia...hehehehe...
Vi na televisão que a greve geral registou grande ...
Banda "NPJ" Já com um cantinho na InternetFoi no p...
Malpartida ainda tem muito que descobrir, falam mu...
Beijito, "vizinho", e rapaz do meu ano.
sempre, mas sempre, presente. nunca te esqueceremo...
coloquei o comentário, no post errado, dsc
blogs SAPO