PIRI-ALMA ATÉ ALMEIDA
03
Mai 09

 

 Então vamos analisar melhor este artigo!

 

1º Passo: digitalizamos o artigo com a fotografia em causa.

 

 

 

2º Passo: digitalizamos simplesmente a fotografia em causa

 

 

3º Passo: vamos recortar um pouco da fotografia em causa

 

 

4º Passo: ajustamos mais um pouco o recorte da fotografia

 

5º E ultimo passo: a onde é que nós já vimos esta fotografia?

 

publicado por amigopiri às 12:18
Disseram-me que neste blogue do Piri andavam muito entretidos com especulações acerca das fotografias tiradas às pedras. Vim verificar.

De facto, a foto publicada no Fórum Almeida a 19 de Março, com o título ‘Almeida Moderna’ foi-me enviada por um mail que não identifiquei. Achei piada porque bastante tempo antes, a blogosfera tinha falado disso, mas ninguém mostrou fotografias. Se bem se recordam, e lá continua o comentário, até fui logo criticada por não ser novidade nenhuma.

Não estranhei ter recebido essa foto, porque quando publico algum artigo sobre património no Fórum, tenho por hábito enviar um mail de aviso a todos os conhecidos que se interessam também por essas questões, com a indicação de que podem reencaminhar. É natural, portanto, que o meu endereço electrónico tenha circulado e chegado a outros destinos, que resolveram fazer-me chegar aquela fotografia da iniciativa humorística.

Não faço ideia se foi ou não a mesma que foi enviada para a revista ‘Visão’, embora duvide, porque a que recebi é tirada de mais perto. Mas pode ter sido pela pessoa. Pouco importa. A revista recebeu aquela fotografia comentada e resolveu publicá-la, aproveitando o momento da comemoração do 25 de Abril. Continuo a achar que a iniciativa revela o sentido de humor e preocupação que mais pessoas sentem pelo que estão e querem continuar a fazer em Almeida… se os almeidenses deixarem!

O que me espanta é a importância que dão a umas fotografias e não aos factos reais que elas representam. E tanto mais estranho, que recordo bem que neste blogue também em tempos se criticaram umas pirâmides colocadas sobre as Portas de Santo António. E ainda bem, revelando interesse pelo assunto! No entanto, essas pirâmides até podem ser facilmente tiradas, ao passo que uma intervenção de fundo com um reordenamento da entrada principal de Almeida, a pretexto de lá plantar um monumento ao 25 de Abril, se torna uma questão bem mais difícil de voltar a alterar! Para não falar no tremendo desperdício financeiro que todas essas intervenções custam, ou no prejuízo que causam à identidade histórica da Fortaleza de Almeida.

Penso que não há dúvidas nenhumas que é disso que estamos a falar. Não de meras pedras ou de um monumento que, a corresponder à vontade dos almeidenses, podem perfeitamente ser integrados de outro modo. Mas já que pelo menos uma parte dos almeidenses parece adormecida sobre esse perigo, e outros até parecem mais interessados em pactuar ou anuir a esse tipo de imposições saloias, ainda bem que há outras pessoas, mesmo que até nem sejam almeidenses, se interessam e se mostram dispostas a ser mais interventivas! Não se esqueçam que Almeida é Património nacional e muito mais pessoas estão atentas ao que se está a passar por aqui.
Maria Clarinda Moreira
Maria Clarinda Moreira a 6 de Maio de 2009 às 13:40
Cara Sr.ª Maria Clarinda Moreira, já parou para pensar que aquilo que apelida de "imposições saloias" pode ser a vontade da maioria dos ALMEIDENSES?
É que caso não se tenha dado conta, o Almeida Fórum e a sua opinião, não podem ser tomadas como princípio de referência.... E note bem: eu até não gosto sobremaneira do monumento nem da localização que lhe está destinada, agora do arranjo e reordenamento do largo, aí 100% apoiado.
O mesmo Anónimo a 6 de Maio de 2009 às 17:16

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Maio 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
14
15
16
17
18
20
21
22
23
24
26
27
28
29
30
31
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
arquivos
Posts mais comentados
13 comentários
11 comentários
8 comentários
8 comentários
4 comentários
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
comentários recentes
Ainda não puseram o Oliveira da encantada ept e cm...
O que conta é o espirito Natalicio e a mensagem es...
Vamos acreditar em mais uma mentira do Socrates???...
Quer o Manel dizer que esta em sintonia...hehehehe...
Vi na televisão que a greve geral registou grande ...
Banda "NPJ" Já com um cantinho na InternetFoi no p...
Malpartida ainda tem muito que descobrir, falam mu...
Beijito, "vizinho", e rapaz do meu ano.
sempre, mas sempre, presente. nunca te esqueceremo...
coloquei o comentário, no post errado, dsc
blogs SAPO