PIRI-ALMA ATÉ ALMEIDA
25
Mai 09


O processo, que teve início na quinta-feira, integra ainda os concelhos de Estremoz, Marvão, Elvas e Valença

A vila de Almeida iniciou quinta-feira o processo de candidatura da sua fortificação a Património da UNESCO, numa declaração aprovada pelos ministros da Cultura e dos Negócios Estrangeiros e pelo ministro da Cultura. Além do concelho do distrito da Guarda, integram o mesmo processo os municípios de Estremoz, Marvão, Elvas e Valença.
Os cinco municípios apresentaram a intenção de desenvolver o processo de candidatura a Património Mundial pelas suas fortificações abaluartadas de fronteira entre Portugal e Espanha, com a tipologia de candidatura transfronteiriça em série.
No final da cerimónia de entrega da declaração, Luís Amado considerou que o processo de candidatura está 'a apartir de agora em aberto', admitindo que se trata de um 'património riquíssimo que justifica o reconhecimento da UNESCO', Do ponto de vista cultural, José António Pinto Ribeiro considerou que os fortes em causa serviram 'para efeitos militares e para consolidar o território português', por esse motivo são 'áreas de história e cultura portuguesa',
Os cinco líderes municipais, presentes na cerimónia, mostraram-se satisfeitos com a candidatura, realçando a 'importância de conservar o património português', disse o presidente da Câmara de Elvas, José António Rondão Almeida. Em declarações à Agência Lusa, os presidentes das autarquias de Estremoz e Valença concordaram que esta era uma forma de 'valorização de uma fronteira histórica', e uma forma de 'dar vida às regiões do Interior', além de que serve para 'reforçar', as ligações com Espanha.

 

http://www.diarioxxi.com/

 

Espero bem, que aqueles que só sabem falar mal da nossa terra e criticar o que se faz para o bem de todos nós não venham agora dizer que é só fogo de vista, porque esta candidautra da vila de Almeida fortificação a Património Mundial,  tem  aval do Governo.

Por ultimo gostava que alguém tivesse a coragem de me dizer o que já fizeram esses senhores e senhoras do bota a baixo por Almeida..... Pensem bem nisto! Tenho quase a certeza que chegaram a mesma conclusão que eu cheguei.... Bem espremidinho, mas mesmo bem espremidinho... nada. E fico por aqui...!








 

 

publicado por amigopiri às 17:33
ainda alguem ha-de vir criticar e dizer que é demais, que não devia ser feito assim e bla bla bla (whiskas saquetas)...

espero que se constitua como uma seria candidatura e, apesar de ser muito dificil, VAMOS A ELES com ALMA ATE ALMEIDA
f.afonso a 25 de Maio de 2009 às 19:06
Eu acho muito o inicio deste Processo.
Não só o Concelho de Almeida merece face ao seu valioso Património (o que está Inventariado e o que já está Classificado), como os Almeidenses merecem ver reconhecido muito do que têm no seu "território".
Mas porquê a lembrança de tal, agora e SÓ em . . . . . . 2009 !?:
Manuel Norberto Baptista Forte a 26 de Maio de 2009 às 09:15
Boas Zé, e restantes…
Sem dúvida que a imagem que escolhestes é muito bonita e feliz! Lá do alto, bem alto, a fortaleza, é deveras digna de ser considerada património mundial e, quiçá, património galáctico, pois é única, tanto no aspecto físico como psicológico!
O problema Zé é que quando começamos a descer, do céu à terra, a realidade é bem diferente, começam a aparecer os arames farpados, as banheiras velhas, os senhores pereiras aos tombos, os picadeiros fechados, entre outros…
Eu não sou dos que vem agora criticar a candidatura, bem pelo contrário, mesmo pensando, como alguns, que está perdida, eu considero que estará sempre ganha! É uma batalha que estará sempre ganha. Alguma coisa ficará de bom, espero eu, com a candidatura. A candidatura tem que, antes de mais ser ganha pelos locais, pelos concelhios, pelos regionais e nacionais. Também é verdade que estamos em época de mentiras, ops, desculpa, de campanha eleitoral! E este tema, como tantos outros, já sofreu muito com isso sem nunca se ter visto fazer nada! Enfim, mais do mesmo!
Abraço
A Máscara a 27 de Maio de 2009 às 11:03
Apesar de todos termos a noção de que se aproxima um periodo em que alguns tudo prometem, não devemos de modo nenhum misturar esta candidatura a Património Mundial com as eleições que se avizinham.

Esta candidatura conjunta já vem sendo elaborada há mais de três anos, só por isso não penso que seja correcto falar em campanhas eleitorais. Uma candidatura desta envergadura não se planeia em meia duzia de meses para depois servir de trunfo politico em campanha, digamos que se trata de mera coincidência.

Não devemos partidarizar esta questão até porque são quatro Municipios e com a excepção de Almeida são todos Socialistas.

Acredito que este processo possa ter um final feliz e para isso o Executivo do municipio de Almeida muito trabalhou pois destes candidatos alguns queriam concorrer com candidaturas próprias, foram alertados pelo Presidente da Câmara de Almeida que assim seria muito dificil atingir o objectivo e após várias opiniôes internacionais e variadissimos estudos chegaram todos os Presidentes à conclusão que realmente seria melhor uma candidatura conjunta para ser muito mais forte.

Obviamente que as nossas muralhas poderiam estar melhor, aliás nunca nos devemos dar por contentes, é essa a natureza humana, mas também temos que do mesmo modo dar valor ao que já foi feito para melhoramento da Fortaleza de Almeida. Pessoalmente pelas Fortalezas que já visitei posso dizer que a de Almeida é uma das mais bem cuidadas.

Existem, por vezes, pequenos focos de sujidade mas contra os maus principios de alguns cidadãos não há nada a fazer...a não ser limpar a seguir, o que tem sido feito. Outras pequenas situações também já podiam estar resolvidas mas existe quem goste de complicar coisas simples....

Esta candidatura a Património Mundial é o culminar de um esforço e de um trabalho sério por parte do actual Executivo camarário.

É a melhor resposta para quem acusa este Executivo de não cuidar do Património de Almeida.
toalbanosoares a 28 de Maio de 2009 às 14:35
Sempre todos tivemos por nós que em época de Eleições nomeadamente Autárquicas e principalmente as "Maiorias" hoje mais mais estreitas (em termos de diferença de votos para os opositores), tudo ou ... quase tudo prometem.
Estamos num ciclo que não é novo, sómente, que o actual nos actualiza pr aquilo que há muitos anos anda a ser prometido, e ... nada mais; mesmo quando existem alternativas (propositadamente no plural, a ultima palavra bem como a forma verbal) credíveis que não têm sido, sufucientemente sufragadas.
Sobre o assunto em questão também penso que não se deve "...partidarizar a questão...", e não me interessa rigorosamente nada que sejam até de matriz política igual à que (ainda) vigora nos dois dois Órgãos Autárquicos do Concelho de Almeida.
Um aúltima questão, por agora, e é a seguinte: porque é que só agora no ano de 2009, no mês de Maio, e com Eleições Autárquicas (em principio) em Outubro, o Executivo Camarário de Almeida vem "dar ao conhecimento" a presente proposta comum?. Porque não o fez, até individualmente em 2008, 2007, ou 2006?.
O Concelho de Almeida tem (quanto a mim) um "mal conhecido" Património Histórico, que se revelam nestes ... números: 10 imóveis classificados, e 223 inventariados. Assim sendo, e com profundidade poder-se-à dizer que não se deve ajuízar este e os antecedentes Executivos Camrários, de não terem cuidado do Património Histórico do Concelho de Almeida?.
Por fim, digo só, que efectivamente reconheço que há em Portugal muitos e competentíssimos técnicos Autárquicos na área do Património Histórico, e não se calcula em que "condições"(!?) muitos desenvolvem o seu quotidiano profissional, mas só que não depende deles a consequ~encia e mais meios, do que lhes foi dito para estudarem, organizarem, e divulgarem.
Sempre com ALMA.
Manuel Norberto Baptista Forte a 28 de Maio de 2009 às 16:06
"A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) está preocupada com a gestão do património em Sintra, e a falta de conservação de parques e palácios da região. Por isso pediu a Portugal um relatório sobre a conservação da zona." (METRO - Edição Lisboa - 1/7/2009).
Prova insofismável de que há muito a fazer no Património Histórico do Concelho de Almeida, e de que a candidatura anunciada neste ano Eleitoral de 2009, terá que levar "muitas voltas"; para além das "obrigações posteriores".
Manuel Norberto Baptista Forte a 1 de Julho de 2009 às 09:19
O mesmo que se passa com muita gente e por muito menos . Deu-se-lhe um ......... e pronto estragou o caldo .
Mas isto não é nada importante ......Também se vê noutros e se dizem mais desenvolvidos e compara-se para outras coisas.
E a quem dá importância a isto é porque também não tem mais assuntos importantes para falar.
Tenho dito.
Anónimo a 4 de Julho de 2009 às 14:08
O que muita gente lhe apetece fazer mas não tem tomates para o fazer
O ps devia fazer isso a todos a ver quem é que conseguia fazer melhor ....
Uns é só bocas, outros é só demagogia, outros já lá estiveram e nada ou pior fizeram, e oSr Paulo Portas esse só sabe comprar submarinos e beijar peixeiras .
A verdade é que temos que poucos e bons políticos , a maioria estão lá só para dizer mal e fazer peixeirada porque actos nãos têm nem no papel nem estão aptos para o fazerem........ merda para eles "posição"em 1º lugar e depois também para os restantes
Anónimo a 13 de Julho de 2009 às 18:58
Maio 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
14
15
16
17
18
20
21
22
23
24
26
27
28
29
30
31
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos
Posts mais comentados
13 comentários
11 comentários
8 comentários
8 comentários
4 comentários
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
comentários recentes
Ainda não puseram o Oliveira da encantada ept e cm...
O que conta é o espirito Natalicio e a mensagem es...
Vamos acreditar em mais uma mentira do Socrates???...
Quer o Manel dizer que esta em sintonia...hehehehe...
Vi na televisão que a greve geral registou grande ...
Banda "NPJ" Já com um cantinho na InternetFoi no p...
Malpartida ainda tem muito que descobrir, falam mu...
Beijito, "vizinho", e rapaz do meu ano.
sempre, mas sempre, presente. nunca te esqueceremo...
coloquei o comentário, no post errado, dsc
blogs SAPO