PIRI-ALMA ATÉ ALMEIDA
25
Mai 09


O processo, que teve início na quinta-feira, integra ainda os concelhos de Estremoz, Marvão, Elvas e Valença

A vila de Almeida iniciou quinta-feira o processo de candidatura da sua fortificação a Património da UNESCO, numa declaração aprovada pelos ministros da Cultura e dos Negócios Estrangeiros e pelo ministro da Cultura. Além do concelho do distrito da Guarda, integram o mesmo processo os municípios de Estremoz, Marvão, Elvas e Valença.
Os cinco municípios apresentaram a intenção de desenvolver o processo de candidatura a Património Mundial pelas suas fortificações abaluartadas de fronteira entre Portugal e Espanha, com a tipologia de candidatura transfronteiriça em série.
No final da cerimónia de entrega da declaração, Luís Amado considerou que o processo de candidatura está 'a apartir de agora em aberto', admitindo que se trata de um 'património riquíssimo que justifica o reconhecimento da UNESCO', Do ponto de vista cultural, José António Pinto Ribeiro considerou que os fortes em causa serviram 'para efeitos militares e para consolidar o território português', por esse motivo são 'áreas de história e cultura portuguesa',
Os cinco líderes municipais, presentes na cerimónia, mostraram-se satisfeitos com a candidatura, realçando a 'importância de conservar o património português', disse o presidente da Câmara de Elvas, José António Rondão Almeida. Em declarações à Agência Lusa, os presidentes das autarquias de Estremoz e Valença concordaram que esta era uma forma de 'valorização de uma fronteira histórica', e uma forma de 'dar vida às regiões do Interior', além de que serve para 'reforçar', as ligações com Espanha.

 

http://www.diarioxxi.com/

 

Espero bem, que aqueles que só sabem falar mal da nossa terra e criticar o que se faz para o bem de todos nós não venham agora dizer que é só fogo de vista, porque esta candidautra da vila de Almeida fortificação a Património Mundial,  tem  aval do Governo.

Por ultimo gostava que alguém tivesse a coragem de me dizer o que já fizeram esses senhores e senhoras do bota a baixo por Almeida..... Pensem bem nisto! Tenho quase a certeza que chegaram a mesma conclusão que eu cheguei.... Bem espremidinho, mas mesmo bem espremidinho... nada. E fico por aqui...!








 

 

publicado por amigopiri às 17:33
Sempre todos tivemos por nós que em época de Eleições nomeadamente Autárquicas e principalmente as "Maiorias" hoje mais mais estreitas (em termos de diferença de votos para os opositores), tudo ou ... quase tudo prometem.
Estamos num ciclo que não é novo, sómente, que o actual nos actualiza pr aquilo que há muitos anos anda a ser prometido, e ... nada mais; mesmo quando existem alternativas (propositadamente no plural, a ultima palavra bem como a forma verbal) credíveis que não têm sido, sufucientemente sufragadas.
Sobre o assunto em questão também penso que não se deve "...partidarizar a questão...", e não me interessa rigorosamente nada que sejam até de matriz política igual à que (ainda) vigora nos dois dois Órgãos Autárquicos do Concelho de Almeida.
Um aúltima questão, por agora, e é a seguinte: porque é que só agora no ano de 2009, no mês de Maio, e com Eleições Autárquicas (em principio) em Outubro, o Executivo Camarário de Almeida vem "dar ao conhecimento" a presente proposta comum?. Porque não o fez, até individualmente em 2008, 2007, ou 2006?.
O Concelho de Almeida tem (quanto a mim) um "mal conhecido" Património Histórico, que se revelam nestes ... números: 10 imóveis classificados, e 223 inventariados. Assim sendo, e com profundidade poder-se-à dizer que não se deve ajuízar este e os antecedentes Executivos Camrários, de não terem cuidado do Património Histórico do Concelho de Almeida?.
Por fim, digo só, que efectivamente reconheço que há em Portugal muitos e competentíssimos técnicos Autárquicos na área do Património Histórico, e não se calcula em que "condições"(!?) muitos desenvolvem o seu quotidiano profissional, mas só que não depende deles a consequ~encia e mais meios, do que lhes foi dito para estudarem, organizarem, e divulgarem.
Sempre com ALMA.
Manuel Norberto Baptista Forte a 28 de Maio de 2009 às 16:06
Maio 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
14
15
16
17
18
20
21
22
23
24
26
27
28
29
30
31
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos
Posts mais comentados
13 comentários
11 comentários
8 comentários
8 comentários
4 comentários
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
comentários recentes
Ainda não puseram o Oliveira da encantada ept e cm...
O que conta é o espirito Natalicio e a mensagem es...
Vamos acreditar em mais uma mentira do Socrates???...
Quer o Manel dizer que esta em sintonia...hehehehe...
Vi na televisão que a greve geral registou grande ...
Banda "NPJ" Já com um cantinho na InternetFoi no p...
Malpartida ainda tem muito que descobrir, falam mu...
Beijito, "vizinho", e rapaz do meu ano.
sempre, mas sempre, presente. nunca te esqueceremo...
coloquei o comentário, no post errado, dsc
blogs SAPO